O que é carne maturada?


Quem já reparou em alguns restaurantes que servem “picanha maturada”, já deve ter ficado em dúvida sobre o que significa carne maturada. Principalmente após provar essa carne macia e bem suculenta. Afinal, o que é carne maturada?

.

A carne maturada é aquela que passa pelo processo natural de amaciamento, sem receber adição de nenhum produto químico. As próprias enzimas do animal encarregam-se de maturar a carne. Os cortes costumam ser embalados e mantidos a vácuo de 8 a 21 dias após o abate em temperaturas próximas de 0ºC. Diferente dos cortes convencionais, que é distribuída em frigoríficos em até 2 dias após o abate.

.

Na hora de embalar, são colocadas em embalagens à vácuo. Assim, os micro-organismos contaminantes não se desenvolvam e as bactérias láticas, responsáveis pelos ácidos que diminuem o pH da carne, sejam favorecidos. Enquanto atuam no amadurecimento da carne, as bactérias láticas também evitam a contaminação do alimento ao produzirem enzimas antimicrobianas.

.

Por isso, o processo de maturação é considerado seguro. O resultado é uma carne muito mais saborosa, macia, suculenta e perfumada.

Posts Em Destaque