Segredos para fazer um bom churrasco

Dos temperos das carnes aos acompanhamentos, especialistas dão dicas infalíveis para deixar todo mundo com água na boca.

Tradição dos gaúchos, o churrasco é hoje uma das três grandes paixões nacionais, junto com o futebol e a cervejinha. No entanto, se engana quem pensa que só a carne e a churrasqueira certas são suficientes. Segundo Dilamar Oliveira, especialista no preparo dessa delícia na churrascaria Prazeres da Carne, em São Paulo, “um bom churrasco começa com 12 horas de antecedência”. Já o passador de carnes Gutemberg Dias, do Porcão Rio’s, vai além. Diz que “é preciso ficar atento a detalhes, como a escolhados cortes, os temperos e até mesmo o aquecimento da churrasqueira”.

Aprenda os segredos desses profissionais e faça um churrasco nota dez.

OS MELHORES CORTES

· Os mais indicados são: picanha, fraldinha, contrafilé, alcatra e maminha. · No caso da fraldinha, da alcatra e da costela, as peças devem ser assadas inteiras. Já a costela deve ir ao forno entre quatro e cinco horas antes de ser levada à churrasqueira, para ficar mais macia. · O contrafilé pode ser cortado em bifes com cerca de 10 cm de espessura. · A picanha deve ser assada em peça inteira ou em bifes grossos – ambos com gordura, que não deixa a carne ressecar.

DICAS DE PREPARO

· Fuja das peças congeladas. A carne precisa ter um aspecto viçoso, coloração vermelho-vivo e uma camada de gordura de, no máximo, um dedo de espessura, para irrigá-la e manter seu sabor. · Escolha as linguiças mais coradas, evitando as muito esbranquiçadas. · O ideal é desossar o frango e consumi-lo logo depois de grelhado, para não ficar muito ressecado.

Quantidade ideal

Em média, calcula-se cerca de 600 g por adulto. Desse total, 150 g podem ser de linguiça, 50 g de frango e o restante de carnes variadas. Crianças com até 7 anos costumam comer, em média, de 150 g a 200 g.

Na hora de assar…

1. O fogo deve estar estabilizado. Para conter as labaredas, nunca jogue água, porque isso faz com que a churrasqueira perca o calor, comprometendo o ponto da carne. 2. Com o auxílio de um espeto, espalhe o carvão. Coloque a carne na grelha ou espeto e asse até criar um suco sobre ela. Quando isso acontecer, vire a carne. Quando o suco aparecer também do outro lado, já estará no ponto. 3. O espeto deve ficar a 40 cm do fogo, para proteger a carne da alta temperatura e evitar que ela resseque.

Capriche nos acompanhamentos

Farofa, vinagrete, maionese e saladas devem ser preparados preferencialmente no dia, para garantir o frescor e o sabor.

Temperos certos

SAL: O sal grosso é o mais usado. Espalhe-o sobre toda a superfície da carne minutos antes de assá-la. Quando começar a transpirar, significa que o sal aderiu bem – esse é o momento certo de levá-la à churrasqueira. Antes, porém, retire o excesso, apenas esfregando a carne com as mãos.

PIMENTA-DO-REINO: Para cortes magros, acrescente também um toque deste tempero. Para peças com gordura, deixe a carne de molho de um dia para o outro em uma marinada feita com vinho, ervas, cebola, alho e especiarias.

ALHO: Se gostar do sabor mais forte, a picanha também pode ser temperada com alho. Misture o tempero com sal grosso e passe na peça.

CÍTRICOS E ESPECIARIAS: A carne suína vai bem com sabores levemente adocicados. O lombo de porco pode marinar por quatro horas em suco de laranja ou de abacaxi com pedaços de cravo e canela.

VERSÃO ESPECIAL: Frango combina com quase tudo. Portanto, varie a marinada à vontade. Uma dica para a carne ficar suculenta é colocá-la em uma salmora preparada com uma colher (sopa) de sal para cada xícara de água. Cubra o frango e deixe repousar por até oito horas. Escorra e coloque na brasa. O coração de galinha pode levar um tempero especial, à base de vinho branco, salsa, cebolinha, alho e sal. O mesmo tempero, trocando apenas o vinho por cerveja, realça o sabor do frango.

BEBIDAS GELADAS

Churrasco combina com refrigerante, suco ou cerveja bem gelados. Para ficar tudo pronto rapidinho, ponha as latas ou garrafas em um recipiente (balde, bacia, tanque) e cubra com gelo. Junte 100 ml de álcool e 100 g de sal refinado, que retardam o descongelamento. Em dez minutos, as bebidas estarão trincando.

Se tiver muitos convidados, sirva primeiro o frango e a linguiça. Assim, você economiza nas carnes caras!

#Churrasco #Carne #Brasa #Concreto

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

CONTATO

SHOW-ROOM

Av. Protásio Alves, 5029 | Porto Alegre | RS | Cep 91310-002

51 3334.0110 | 3334.4999

TECNOLOGIA EM CONCRETO

0